segunda-feira, 11 de junho de 2012

The Way Back: Rumo à Liberdade (2010)


Olá a todas!

Mais uma vez venho falar sobre filmes. Eu sou uma amante de cinema, de bons filmes e também de bons livros... Vou começar a falar aqui dos meus livros também.

Realizado por Peter Weir, este filme mostra uma visão não muito comum da tão falada e retratada II Guerra Mundial. Apesar de ser um tema tão batido, acreditem, vale a pena ver este filme. Até porque é baseado em factos verídicos.

O filme gira à volta de 7 personagens, sendo que 5 delas são as principais: 

Jim Sturgess (Janusz) é um soldado que acusado injustamente é feito prisioneiro num campo de trabalho na Sibéria. É ele a personagem que vai impulsionar todos os outros a fugirem e a resistirem rumo à liberdade. 
Grande interpretação de um actor que embora jovem, vai com certeza marcar esta geração de actores, com passos bem dados na 7ª arte.

Ed Harris (Mister Smith): Um actor que aprecio bastante. Com um carácter muito próprio e característico que fica dele em qualquer personagem que faça. Neste filme, retrata uma personagem aparentemente secundária e solitária, mas ao longo do filme, deixa-nos subtilmente perceber as mágoas que guardou, e a culpa que carrega pela morte do filho dele. Ele e Janusz partilham o mesmo motivo de fuga, e juntos impulsionam todos os outros.

Colin Farrel (Valka): É um actor que inicialmente não apreciava muito, mas que tem vindo a surpreender-me. Óptima caracterização da personagem e desempenho. Valka é um prisioneiro que foge pois está com a cabeça a prémio devido a apostas no campo de trabalho. É frio, calculista e aparentemente não se importa com os outros. O único que ele demonstra respeito é por Janusz, que os guia na fuga.

Saoirse Ronan (Irena): Muito boa interpretação por parte da actriz. No entanto acho que deviam ter aprofundado um pouco mais a importância da presença dela junto do grupo de fuga, já que ela só se junta a eles  muito mais tarde.

Há ainda mais tres personagens cuja  importância é menos relevante.

Aspectos negativos: Talvez tenham ficado algumas "mensagens" subentendidas por explicar entre as personagens. A personagem do Colin Farrel deixa a trama sem um motivo visível para nós espectadores. Deu-se ao trabalho de fugir, mas depois decide ficar a meio do caminho.

Aspectos positivos: Grande realização e cenários verídicos. O filme foi filmado em Marrocos, Bulgária e Índia. O trabalho de caracterização e maquilhagem foi perfeito. De facto nota-se a passagem do tempo e deterioração do corpo durante a fuga.


De 0 a 10: 9



Sem comentários:

Enviar um comentário